Testamos a nova SCOTT Solace eRIDE de gravel e estrada

Autoestrada 22/12/22 16:00 Guilherme

A SCOTT Solace e-Ride acaba de ser lançada e com ela a SCOTT inaugura mais um segmento dentro de sua divisão e-Bike. Faz com duas variantes dentro do mesmo modelo, uma versão de estrada e outra de gravel, ambas com uma geometria semelhante à sua irmã Addict e desenhadas para passar horas sobre elas.

Até agora, se você queria ter uma bicicleta com as mesmas medidas geométricas de uma gravel convencional, tinha que optar por uma e-gravel acompanhada de um motor no cubo traseiro, agora isso muda completamente coma a entrada desta Solace e-Ride no mercado. Poder contar com o motor central TQ muda as regras do jogo e a SCOTT conseguiu tirar o máximo proveito disso para desenvolver um e-gravel como nenhuma outra.

O motor central TQ da SCOTT Solace muda a maneira de entender o gravel e ciclismo endurance elétrico

Testamos a SCOTT Solace e-Ride em um ambiente de “gravel”

Novamente estávamos em Massa Marittima. Fomos até lá para ver de perto a apresentação da SCOTT Solace Gravel e-Ride, mas não vinha sozinha, lá encontramos também sua versão de estrada, que pudemos testar no dia seguinte.

Ao longo de três percursos distribuídos por dois dias de testes, pudemos ver em primeira mão o comportamento da SCOTT Solace e-Ride em diferentes terrenos e situações, enquanto apreciávamos as paisagens e o pôr do sol da Toscana italiana.

Se já o achávamos um local espetacular para a prática de MTB, as estradas e o terreno de gravel não desiludiram nenhum dos participantes.

Os modelos que tivemos oportunidade de testar foram a SCOTT Solace Gravel e-Ride 10 e a SCOTT Solace e-Ride 10, os dois modelos top de linha do catálogo da marca, duas e-Bikes que sem dúvida darão o que falar em seus respectivos segmentos.

Mais rápido do que esperávamos

A primeira sessão na Solace Gravel começou depois do meio-dia com alguns pequenos ajustes na altura do selim e na pressão dos pneus. Não íamos encontrar um terreno muito duro em subidas e desníveis, mas sim os mais variados.

Partimos para a estrada, com um bom ritmo desde o início. Desde o primeiro momento ficamos surpresos com a forma como se lançava apesar de ter a assistência desligada. Conseguiu-se um conjunto muito leve de quadro, componentes e parte elétrica e isso é transmitido em forma de rapidez. Uma velocidade imprópria para bicicletas focada em passar horas na estrada.

Com apenas alguns quilômetros percorridos, já parecia que passamos uma vida inteira sobre ela. Foi muito fácil se ajustar a Solace. A posição sobre ela é mais racing do que você poderia esperar de uma bicicleta de gravel/endurance, mas não é nada desconfortável ou forçada. Na verdade, como dissemos, levamos apenas alguns minutos para nos acostumarmos.

A essência da Addict Gravel é perceptível

A SCOTT tomou como referência a Addict Gravel e sua geometria, o modelo estrela do catálogo de gravel SCOTT. Se algo funciona, é só questão de o adaptar. Como dissemos, pareceu-nos uma geometria mais racing do que esperávamos da Solace. No entanto, seus números são muito equilibrados e isso transparece no seu funcionamento.

O ângulo de direção de 71° no tamanho M e uma distância entre eixos 10 mm maior nos transmitiram estabilidade e controle nos terrenos mais difíceis. Essa distância maior se deve ao fato do chain stay ter crescido 10 mm para otimizar a distribuição de peso e acomodar pneus de 50C.

Um reach de 387 mm, mais longo do que o habitual para este tipo de bicicleta, combina com avanços mais curtos para obter uma posição de condução confortável e que ofereça um bom desempenho. A isso somamos um ângulo do tubo do selim de 73,5° para garantir uma boa transferência da força de pedalada.

Em resumo, uma geometria equilibrada, que nos pareceu no meio caminho entre uma gravel rápida e uma gravel aventureira.

Dirigibilidade em todas as situações

As primeiras trilhas foram uma grande surpresa para nós, não imaginávamos a facilidade com que se deslocava em terrenos mais apropriados para a prática de MTB. Os pneus Schwalbe G-One Overland EVO na largura de 50C oferecem apoio e conforto extra. São mais indicados para fora da pista do que para asfalto, mesmo assim não são um empecilho na hora de rodar com eles.

Fizemos vários trechos de trilhos estreitos, em que ficou evidente a sua dirigibilidade nas zonas mais lentas e sinuosas. É aqui que o trabalho por trás do motor TQ é mais perceptível, já que sua entrega de potência é muito sutil e não interfere em nossa condução.

A SCOTT deu uma configuração de serie diferente para esta bicicleta. Ao contrário do e-MTB, na Solace você não precisa ter uma pedalada intensa para ultrapassar obstáculos mais complexos. Neste caso, optou-se por uma entrega de potência mais suave, que disfarça a assistência elétrica.

Claro que existem três modos de assistência e embora o modo ECO tenha sido o mais utilizado nas nossas rotas, sempre soubemos que tínhamos o MID e o HIGH para nos livrar de qualquer apuro.

Silêncio absoluto

Os três níveis de intensidade são muito silenciosos, característica que se destaca nos motores TQ acima de qualquer outro no mercado. Nos testes da Lumen contamos como o ruído quase imperceptível que emite ao funcionar se via amplificado pelo volume do tubo vertical, necessário para alojar o amortecedor. No entanto, na Solace, esta área é mais fina, ajudando assim a manter o nível de discrição.

Talvez em rotas de gravel ou estradas, a ausência de ruído do motor seja um pouco mais apreciada. Nestas modalidades os pneus não emitem tanto ruído ao rodar como os de uma MTB, assim tudo ficou silencioso durante os nossos percursos e melhorou a experiência.

Na estrada é onde se percebe melhor o silêncio do motor TQ

A versatilidade é um dos seus pontos fortes.

No segundo percurso deparamo-nos com um pouco mais de desnível e no qual se incluíram algumas descidas técnicas, sem grandes complicações. Para as subidas tem um desenvolvimento equilibrado, com coroa 42T e cassete 44T, que poderia ser curta para uma bicicleta convencional nas subidas mais exigentes, mas para a Solace foi mais que suficiente com a ajuda do motor. Não vamos esquecer que, embora a configuração de assistência seja mais suave, você ainda tem potência total no modo HIGH.

O que mais nos chamou a atenção foi a facilidade com que podíamos movê-la em áreas técnicas. Isso nos permitiu enfrentar cada descida com confiança, mesmo indo rápido se estivéssemos seguindo a linha certa. Os pneus 50C ajudaram a absorver parte das irregularidades do terreno, o que foi um fator importante na configuração da Solace.

Estrada e gravel de aventura? Com a Solace você não precisa escolher

Em pistas abertas, permitia-nos rodar confortavelmente em altas velocidades. Quando o limite de 25 km/h foi ultrapassado e o motor cortou a assistência, conseguimos continuar pedalando com soltura sem a sensação de estarmos estagnados, é até fácil aumentar a velocidade mais alguns km/h.

A versão Road transmite confiança e mostra as vantagens do motor TQ

O dia seguinte de testes ficou marcado pela oportunidade de testar a versão de estrada da Solace, era algo que não tínhamos em mente, mas aproveitando o fato de terem várias unidades pudemos sair e fazer alguns quilômetros com ela.

Enfrentámos um percurso com duas subidas, de distância média, onde pudemos ver como funcionava o motor TQ nestas situações. A versão road mantém a mesma configuração dos ajustes do motor da gravel. A entrega de potência é sustentada e ritmada à nossa pedalada, mantendo-se estável se não variarmos a cadência. Nas subidas de estrada, em que qualquer variação é facilmente apreciada, procuramos circular dentro desse limite de 25 km/h para verificar a entrada e saída da assistência. Esse aspecto é bem alcançado pelo TQ e pela SCOTT, já que é feito de forma tão natural que o mínimo que nos distraímos íamos rodando acima do limite sem nos dar conta.

Manter a rigidez na área do movimento central foi um desafio, já que o quadro nessa área é bastante aberto para acomodar o motor. No entanto, podemos atestar que foi mais do que conseguido. Continuando com a linha de trabalho de dividir a bicicleta em duas partes, uma para conforto e outra para esforço, conseguiram que a parte inferior tenha valores de rigidez próximos aos da Addict Gravel e isso é perceptível ao acelerar.

Nas descidas traz à tona a confiança e equilíbrio com que se desenvolve, juntamente com os pneus 38C tornaram as nossas descidas rápidas e divertidas. Permite arriscar nas curvas graças à sua dirigibilidade, sabendo também que tem um apoio extra, tudo fica mais fácil.

Rodando no plano, se defende com facilidade. Pode dar a sensação de ser lenta devido ao tamanho dos pneus, no entanto foram combinados com rodas Zipp 303 Firecrest Carbon com perfil de 40 mm para melhorar a aerodinâmica e minimizar essa resistência. Além disso, ao não usar uma posição muito relaxada, permite se encaixar ao guidão para reduzir a exposição ao vento.

A leveza melhora a autonomia

Quanto à autonomia da bateria de 360 ??Wh, nesta bicicleta é mais difícil dar uma estimativa, pois além do fator percurso e desnível, o baixo peso e a possibilidade de pedalar com a assistência desligada entra em jogo. O motor quase não tem arrasto e você pode pedalar a mais de 25 km/h sem sentir que está freado, o que economiza bateria. Mesmo assim, esses modelos vêm de fábrica com o Range Extender de 160 Wh, o que amplia a autonomia da Solace em até 50%. É facilmente colocada sem ferramentas no tubo vertical, deixando este peso extra centrado para não interferir nas sensações de condução.

Quando usamos o Range Extender pudemos constatar como, uma vez que se esgotava e realizava a troca da bateria interna, era feito automaticamente e a única coisa que percebíamos era uma sensação semelhante a quando o motor desligava e entrava depois de passar 25 km/h.

Existe a possibilidade de fazer regulagens do motor através do App TQ, então será também um fator a ter em conta na hora de otimizar os consumos ou maximizar a potência, em função do percurso que queremos fazer. A partir deste aplicativo também podemos variar a ordem das telas exibidas ou expandir ou reduzir os campos de dados, embora os que incorpora de serie nos pareceram uma configuração bem acertada.

Máxima integração

A integração de todos os componentes é já uma exigência consolidada em todas as novas bicicletas que são lançadas no mercado. No caso da SCOTT Solace tem uma integração brilhante.

Tudo é pensado para alcançar uma estética limpa, tirando de vista o que não queremos ver. Não só o cabeamento, que obviamente é interno em toda a sua extensão, tanto os cabos mecânicos quanto os elétricos. Sensor de velocidade, tela de controle, pontos de fixação do para-lama... tudo está perfeitamente localizado e adaptado com o quadro.

Possui o sistema TQ Smart box, localizado dentro do tubo horizontal, que permite adicionar conectividades adicionais, como luzes ou a bateria AXS.

O cockpit formado pelo Syncros Creston iC SL X está completamente limpo de qualquer outro componente, mas há algo que sentimos falta na Solace, não há controle remoto para os modos do motor. É algo que, em nossa opinião, é fácil de esconder em qualquer lugar do guidão e graças a isso evitaríamos ter que soltar a mão para modificar a assistência da tela localizada no tubo horizontal.

Conclusão

A SCOTT Solace e-Ride chegou para complementar a experiência dos ciclistas de gravel mais experientes ou mesmo para servir de introdução a novos usuários.

Destaca-se pela dirigibilidade em zonas sinuosas e pela confiança que transmite em descidas rápidas ou quando o terreno se torna um pouco mais complicado. Não é preguiçosa nas subidas e permite-lhe pedalar com total naturalidade quando decide usá-la sem ajuda ou ultrapassa os 25 km/h.

Utiliza componentes normais com os quais lhe permitirá configurá-lo como desejar, também dá a possibilidade de trocar as rodas e utilizá-la na estrada, embora também conte com a versão road. Vem equipada com diferentes pontos de fixação para para-lamas, luzes ou acessórios para bikepacking.

Resumindo, com esta Solace e-Ride, você poderá desfrutar da gravel ou asfalto em outro nível.

Especificações SCOTT Solace Gravel e-Ride 10

• Quadro: Solace Gravel eRIDE Disc HMX.
  • Garfo: Solace Gravel eRIDE HMX.
  • Pedivela: SRAM X-SYNC, 42T 110 BCD.
  • Câmbio: SRAM FORCE XPLR eTap AXS, 12v.
  • Alavancas: SRAM FORCE eTap AXS HRD Shift-Brake System.
  • Freios: SRAM FORCE eTap AXS, Flatmount, discos CenterLine XR 160 mm.
  • Corrente: SRAM FORCE
  • Cassete: SRAM XPLR XG1251, 10-44
  • Rodas: Zipp 303 Firecrest Carbon, tubeless disc-brake.
  • Pneus: Schwalbe G-One Overland EVO, 700x50C
  • Display: TQ HPR, Bluetooth ANT+/ Dedicated Smartphone app
  • Preço:

Especificações SCOTT Solace e-Ride 10

• Quadro: Solace Gravel eRIDE Disc HMX.
  • Garfo: Solace Gravel eRIDE HMX.
  • Pedivela: FSA eBike 50-34.
  • Câmbio: Shimano Dura-Ace Di2 FD-R9250
  • Câmbio traseiro: Shimano Dura-Ace Di2 FD-R9250
  • Alavancas: Shimano Dura-Ace ST-R9270.
  • Freios: Shimano BR-R9270, Flatmount, discos Shimano RT-CL800 160 mm.
  • Corrente: Shimano Dura-Ace CN-M9100-12
  • Cassete: Shimano Dura Ace CS-R9200-12, 11-34
  • Rodas: Zipp 303 Firecrest Carbon, tubeless disc-brake.
  • Pneus: Schwalbe PRO ONE EVO Super Race, 700x38C
  • Preço:

procurando

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades. Mountain bike, conselhos sobre treinamento e manutenção de sua bike, mecânicos, entrevistas ...

Você vai estar ciente de tudo!

¿Prefieres leer la versión en Español?

Probamos las nuevas SCOTT Solace eRIDE de gravel y carretera

Visitar

Do you prefer to read the English version?