Testamos a Orbea Rise 2025 e ela já está entre as nossas favoritas

Mountain Bike 26/08/24 12:00 Migue A.

A Orbea Rise foi uma das primeiras eBikes leves a aparecer no mercado e tem sido uma das mais recomendadas desde o seu lançamento. Trata-se de uma mountain bike com o melhor dos dois mundos e agora foi atualizada para continuar melhorando. A Orbea nos convidou para a apresentação internacional desta Rise 2025 e pudemos testá-la profundamente nas exigentes trilhas de Aínsa, um dos locais de referência no Enduro.

Orbea Rise 2025: a eBike leve mais capaz do mercado

O caminho escolhido pela Orbea para sua bicicleta elétrica de referência é bastante ambicioso. No desenvolvimento da Rise, não optaram por montar um motor ultraleve e assumir que uma eBike leve tem capacidade limitada. Na Orbea, apostaram em ter tudo.

O conceito principal da Rise baseia-se numa colaboração da Orbea com a Shimano para personalizar seu motor EP801 através da adição de um firmware específico para obter o comportamento desejado para esta bicicleta. Já fizeram isso na Rise anterior e desenvolveram o motor Shimano EP801-RS. Um motor específico para esta bicicleta, onde se buscava uma assistência muito mais natural, limitada a 54Nm, e uma otimização da bateria para que a assistência não seja um problema.

Nesta nova versão, deram uma volta completa e conseguiram melhorar o firmware para, com essa mesma sensação de pedalada natural, chegar a uma assistência máxima de 85Nm.

O novo motor é chamado EP801-RS GEN2 eMTB otimizado, e tem essa mesma assistência natural e uma grande otimização da bateria, como pudemos comprovar e contaremos a seguir.

Agora, no aplicativo Shimano eTube, podemos escolher entre dois perfis antes de sair para pedalar. Por um lado, o perfil RS, semelhante ao da versão anterior da Rise, e por outro lado, o perfil RS+, que é a grande novidade deste sistema e nos proporcionará uma assistência extra para os momentos em que é preciso apertar forte, mesmo em cadências baixas.

Ambos perfis continuarão sendo totalmente personalizáveis de acordo com nossas preferências.

Como já mencionamos, o motor Shimano EP801-RS GEN2 otimiza ao máximo o consumo de bateria, de modo que uma bateria relativamente pequena proporciona uma grande autonomia. No entanto, existem dois tamanhos de bateria disponíveis para a nova Rise, com mais capacidade do que na versão anterior, pois a pequena fornece 420Wh e a grande 630Wh.

Muito mais do que uma bicicleta elétrica

O que a Orbea quis destacar acima de tudo foi o desempenho da bicicleta no terreno. Para isso, redesenharam o quadro e, entre outras coisas, melhoraram aspectos como a rigidez, mas onde é necessário. Levaram em consideração o valor da rigidez ao longo do quadro para ter um equilíbrio. O resultado é um aumento de rigidez no triângulo dianteiro de 8% em comparação com a Rise anterior e uma melhoria de 14%.

Além disso, a rigidez de cada quadro é otimizada de acordo com o tamanho, para que todos os usuários obtenham sensações e respostas semelhantes, independentemente do peso e tamanho.

A nova Rise adota esse braço de reforço assimétrico que já vimos na Occam e que, como nos explicaram, tem uma grande influência nesse ajuste de rigidez do qual falamos, a um custo de apenas 40g.

O sistema de suspensão é baseado em um monopivô com um ponto de giro concêntrico ao eixo traseiro, proporcionando assim maior sensibilidade e independência em relação à frenagem. Nesta versão, a progressividade foi ligeiramente aumentada para melhorar a capacidade de absorção.

O peso total do quadro fica em 2,2kg no tamanho M sem amortecedor. Exatamente o mesmo peso que na versão anterior.

Com o objetivo de otimizar ao máximo a condução da bicicleta, eles foram um passo além no conceito Steep and Deep, que nada mais é do que maximizar a inserção do canote para poder instalar canotes com curso longo em todos os tamanhos. Isso em uma eBike é um desafio e eles tiveram que redesenhar detalhes como o porto de carga ou o cabo principal.

O resultado é uma possível inserção do canote a uma distância de apenas 110mm do eixo do pedivela, o que permite instalar canotes com cursos realmente longos.

Modelos SL e LT

Assim como no modelo Occam, a linha Rise é dividida em duas versões. A Rise SL é focada em um Trail um pouco mais leve, com 140mm de curso em ambas as rodas e levando em consideração um peso um pouco mais leve em sua montagem. A versão Rise LT oferece 160mm de curso na dianteira e 150mm na traseira, vem com garfos com barras de 36mm e uma montagem para um uso mais agressivo.

O quadro é o mesmo em ambos, exceto o prolongador do amortecedor e o próprio amortecedor. Na SL, temos um prolongador de carbono e na LT, um de alumínio com um chip de movimento rápido para alterar a geometria.

Orbea Rise 2025 LT M-TEAM

No evento de apresentação que a Orbea ofereceu em Aínsa, tivemos contato com ambas as versões da nova Rise, mas a bicicleta que tivemos à nossa disposição para testar profundamente foi a versão LT, especificamente a topo de gama M-TEAM.

Esta bicicleta oferece um curso traseiro de 150mm e dianteiro de 160mm e uma geometria que maximiza as capacidades desta bicicleta graças, entre outras coisas, ao seu chip de alteração instantânea de geometria através da chave integrada na alavanca do eixo traseiro. Em questão de segundos, podemos alterar ligeiramente o caráter da Orbea Rise LT.

Na direção, temos um ângulo de 64° ou 64,5° dependendo da posição escolhida. O tubo vertical varia entre 77° e 77,5°. O reach é de 455mm na posição Low e 460mm na posição High e a altura do pedal varia entre 26 e 34mm.

A Orbea fez um grande esforço de design para obter os chainstays mais curtos possíveis e, com 440mm, conseguiram igualar a medida da Occam, que pode ser considerada sua irmã sem motor, já que praticamente toda a geometria é idêntica em ambas as bicicletas.

Quanto à montagem deste modelo M-TEAM, temos uma garfo Fox 36 Float Factory Kashima com o novo cartucho Grip X. No amortecedor, podemos escolher um Fox DHX Factory de mola ou, como na nossa bicicleta de testes, um Fox Float X Factory. Essas escolhas, assim como grande parte da montagem, podem ser feitas através do programa MyO da Orbea.

A transmissão é confiada ao grupo Shimano XT Di2, o que nos proporcionará um desempenho extra com seu sistema Free Shift.

Os freios são os magníficos Shimano XTR de 4 pistões.

Quanto às rodas, como é normal, a Oquo é responsável, com as Mountain Control MC32LTD, com aro de carbono e 32mm de largura interna, embora também, graças ao programa MyO, possamos optar por aros de alumínio.

Os pneus são Maxxis Assegai de 2,5” na frente e Minion DHR2 de 2,4” na traseira. Também podemos escolher entre diferentes carcaças mais ou menos reforçadas. Nossa bicicleta de testes tinha carcaça EXO+ na frente e DoubleDown atrás.

O restante dos componentes é dominado pela marca da casa OC, com destaque para o guidão de carbono MC10, no qual também podemos escolher a elevação desejada entre 20 ou 35 mm.

O espigão de selim da nossa bicicleta era um Fox Transfer Factory Kashima com 200 mm de curso para o nosso tamanho M, embora um OC MC21 também seja uma opção.

A bateria em nossa unidade de teste era a 630Wh, embora essa seja a opção alternativa, já que ela foi originalmente equipada com a 420Wh.

A bicicleta vem sem visor, pois com o aplicativo GPS da Orbea podemos exibir os dados do motor e da bateria no GPS e, assim, ter um cockpit claro, como em uma bicicleta não elétrica. No entanto, se você preferir, está disponível um visor Shimano EN600, que se encaixa no slot da tampa do avanço e é perfeitamente integrado.

Contato com a Rise LT

Tivemos dois dias de testes e a Orbea fez todo o possível para aproveitar ao máximo o tempo, portanto, assim que terminaram a apresentação da nova linha e nos contaram os detalhes da nova Rise, nos preparamos para fazer os ajustes necessários para sair e pedalar.

Nossa bicicleta de teste, como já mencionamos, foi a Rise LT M-TEAM, mas com algumas alterações em relação à configuração da linha, como a escolha de um pneu traseiro mais reforçado ou a bateria de 630 Wh. Também usamos o amortecedor a ar na maior parte do tempo.

Com essa configuração, nossa bicicleta pesava 19,68 kg, o que consideramos um ótimo ponto de partida, mas, mais tarde, quando pudemos verificar as capacidades reais da Rise, descobrimos que o peso da bicicleta era simplesmente espetacular.

Quando começamos a primeira pedalada, não havia muito tempo para nos acostumarmos com os controles, e logo nos vimos pedalando em um terreno bastante técnico. O pessoal da Orbea estava ansioso para nos mostrar as capacidades da Rise nesse tipo de terreno exigente e a verdade é que ficamos surpresos desde a primeira subida.

A Rise não é uma eBike que fará tudo por você. Aqueles que querem subir quase sem esforço e deixar o motor fazer todo o trabalho terão de procurar outra opção, pois a Rise é para o ciclista que gosta de todos os aspectos desse esporte e o esforço físico é uma parte essencial do MTB. O que o Orbea Rise faz é maximizar a diversão e transformar uma subida aparentemente impossível ou extremamente difícil em um desafio que pode ser enfrentado com um nível de esforço acessível.

Ao longo da primeira manhã, enfrentamos subidas cada vez mais difíceis e pudemos ver como a assistência do motor Shimano EP-801 RS Gen2 é provavelmente a mais natural que já testamos. Não há atraso no fornecimento de potência e, em áreas montanhosas, onde há mudanças constantes de impulso nos pedais, o motor se adapta imediatamente ao que fazemos com nossa própria pedalada, oferecendo-nos uma sensibilidade em relação à tração da roda traseira que nos permite adaptar perfeitamente ao que o terreno exige e superar os desafios mais difíceis com uma suficiência que nos deixou bastante surpresos.

Com o novo perfil de configuração RS+, o motor nos oferece até 85 Nm, e a verdade é que pudemos colocá-lo à prova, pois nos deparamos, durante os dias em que desfrutamos do Rise, com algumas rampas realmente desafiadoras e pudemos subi-las, às vezes até nos surpreendendo, pois a potência do motor anda de mãos dadas com aquela "sensação" que mencionamos anteriormente e nos permite maximizar a tração para não perder o impulso nas áreas mais difíceis.

Quando chegou a hora de descer a ladeira, a Rise começou a nos mostrar todas as suas virtudes. É de se esperar que uma bicicleta com a melhor suspensão da Fox para Trail ou Enduro agressivo e uma geometria tão atualizada tenha um bom desempenho em descidas, mas a Rise LT oferece um comportamento realmente notável. Além do que já foi mencionado, o peso é muito baixo para uma bicicleta elétrica e está concentrado na parte inferior da bicicleta, dando à Rise grande estabilidade.

Mas quando chegamos ao ponto mais importante, descendo em velocidade em trilhas difíceis e improvisando constantemente, já que era a primeira vez que descíamos todas as trilhas da região, a Rise LT nos ofereceu grande controle e confiança. O equilíbrio alcançado na rigidez geral da bicicleta tem muito a ver com isso.

O Orbea Rise LT oferece vantagens alternativas

Além dos excelentes recursos do Rise LT, há alguns detalhes que fazem ainda mais diferença.

Um desses detalhes é um chip de troca de geometria com a operação mais rápida e fácil que já testamos. Esse tipo de solução está se tornando cada vez mais comum, mas geralmente é necessário remover completamente um parafuso e até mesmo liberar uma das âncoras do amortecedor. Na Orbea Rise LT, tudo o que você precisa fazer é afrouxar um pouco o suporte do amortecedor com o extensor, e o chip girará sozinho quando você levantar ou soltar a bicicleta. Nós o fixamos novamente e pronto. Isso também pode ser feito com a chave que está integrada na alavanca do eixo traseiro, de modo que o processo leva apenas alguns segundos.

O fato de ser tão fácil faz com que seja algo que usaremos com frequência, pois vale a pena enfrentar aquelas subidas técnicas com um suporte inferior um pouco mais alto e um pouco mais de brilho nos movimentos da bicicleta. E, nas descidas, temos o equilíbrio e a estabilidade de uma geometria bem downhill.

A verdade é que a usamos bastante e notamos claramente a mudança de comportamento, o que é uma verdadeira vantagem para a Rise LT.2.

E continuando com certos detalhes que facilitam as coisas para nós ou, diretamente, podem nos tornar mais rápidos, temos que falar sobre a tecnologia Free Shift da transmissão Shimano XT Di2. Graças a ela, podemos trocar de marcha nas descidas sem ter que pedalar. Isso nos permite antecipar aquela zona de pedalada que podemos encontrar no meio de uma descida sem ter que perder nossa posição de controle durante a descida. Quer se trate de uma subida repentina ou de uma planície onde podemos empurrar, sempre teremos a marcha certa engatada.

É verdade que isso requer prática e a automatização de certos gestos novos, mas, ao final de nossos testes com o Rise, já estávamos tirando o máximo proveito desse auxílio, portanto, com o tempo, não temos dúvidas de que ele pode se tornar quase indispensável para aqueles que o experimentaram.

Com o Orbea Rise 2025, a autonomia não é uma preocupação

Com o gerenciamento de bateria do firmware RS Gen2 da Orbea, você não precisa de uma bateria de alta capacidade para ter muita autonomia.

Graças ao aplicativo Orbea para o nosso Garmin, além de ter os dados do motor e da bateria na tela, pudemos analisar os dados da rota no Garmin Connect e ver todos os parâmetros.

No nosso caso, com 75 quilos, e devido ao terreno realmente acidentado que eles haviam preparado para nós e, além disso, abusando quase constantemente do modo de assistência máxima, já que o ritmo que estávamos tomando era muito alto, os dados foram esses:

No primeiro dia, rodamos 39 km com 1400 m de inclinação positiva e usamos 73% da bateria. No segundo dia, 42 km e 1150 m de ganho de elevação e usamos 69% da bateria.

Como mencionado acima, nossa bicicleta estava equipada com uma bateria de 630 Wh, mas, em vista desses dados, poderíamos muito bem ter optado por uma bateria de 420 Wh.

Conclusões finais

Foram dois dias intensos, com sessões duplas em cada um deles, mas ficamos querendo mais. Durante a primeira manhã, fizemos nossos ajustes pessoais e, a partir daí, desfrutamos de uma bicicleta realmente espetacular em trilhas que tinham absolutamente tudo.

A Orbea Rise é uma bicicleta elétrica que não "contamina" as sensações autênticas oferecidas por uma MTB. Uma pedalada natural com energia extra que nos permite estender nossos dias de diversão de forma épica e, ao mesmo tempo, capacidades e manuseio que nos fazem enfrentar as descidas mais agressivas com a confiança de saber que o limite da Rise está bem longe.

Orbea Rise 2025 LT M-TEAM: especificações e preço

• Quadro: Orbea Rise OMR 2025, 150mm
  • Garfo: Fox 36 Float Factory Kashima 160mm, GripX
  • Amortecedor: Fox DHX Factory 2-Pos 210x55 (opções em MyO)
  • Pedaleira: Shimano Steps EM900
  • Guidão: OC Mountain Control MC10 Carbon, rise 20 (rise 35 em MyO)
  • Potência: OC Mountain Control MC11 All SL
  • Shifter: Shimano M8150
  • Câmbio: Shimano XT Di2 M8150 12s
  • Cadeia: Shimano CN-9100
  • Freios: Shimano XTR M9120
  • Rodas: Oquo Mountain Control MC32LTD (MC32TEAM em MyO)
  • Cassette: Shimano XTR M9100 10-51
  • Pneu dianteiro: Maxxis Assegai 2,50” EXO+ / TR MaxxGrip (opções em MyO)
  • Pneu traseiro: Maxxis Minion DHR2 2.40” EXO+ / 3C MaxxTerra (opções em MyO)
  • Espigão de selim: Fox Transfer Factory Kashima 31,6 (opções em MyO)
  • Selim: Fizik Terra Ridon X1
  • Motor: Shimano EP801-RS GEN2 eMTB optimized
  • Bateria: Orbea Internal 420Wh (Opção de 630Wh no MyO)
  • Preço: 10.999€

procurando

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades. Mountain bike, conselhos sobre treinamento e manutenção de sua bike, mecânicos, entrevistas ...

Você vai estar ciente de tudo!

¿Prefieres leer la versión en Español?

Hemos probado la Orbea Rise 2025 y va directa a nuestra lista de favoritas

Visitar

Do you prefer to read the English version?

We tested the Orbea Rise 2025 and it goes straight to our favorites

Go

Préférez-vous lire la version en français?