5 etapas da Vuelta a España 2024 que não podes perder

Autoestrada 08/08/24 18:48 Migue A.

A Vuelta a España 2024 se apresenta com uma edição de máxima incerteza em que não há um favorito claro para a vitória após um Giro d'Italia e Tour de France que foram um verdadeiro monográfico para Tadej Pogacar. O percurso desta edição de 2024 também contribui para essa indefinição, com uma aposta em etapas de média montanha e apenas algumas que poderiam ser realmente decisivas. Estas são as que provavelmente decidirão a corrida.

Onde será decidida a Vuelta a España 2024? Estas são as etapas mais relevantes

A Vuelta a España 2024 segue a tendência de suas últimas edições, buscando, acima de tudo, manter a classificação sem decidir até o final possível, apesar de, por outro lado, a estratégia não ter funcionado como desejado nas duas últimas edições, em que Remco Evenepoel fez dois e o esmagador domínio da Jumbo-Visma na última, deixaram a prova praticamente decidida desde o início.

A Vuelta a España 2024 também honra o estilo que vem caracterizando seus percursos, com quilometragens bastante contidas, com apenas uma etapa ultrapassando os 200 km e com abundância de terreno de média montanha e etapas de estilo mais ou menos unipuerto, atraindo um público que segue o ciclismo de forma circunstancial e evitando diferenças significativas para chegar aos últimos dias com a corrida em aberto. Das 21 etapas, escolhemos as 5 em que, provavelmente, poderemos desfrutar de mais espetáculo.

Etapa 9: Motril - Granada

Como coroamento da primeira etapa da corrida, após o início acidentado em Portugal e tendo já tido um primeiro contato com a montanha na chegada ao Pico Villuercas e à Sierra de Cazorla, a etapa de Sierra Nevada se apresenta como a primeira oportunidade de estabelecer diferenças importantes na classificação geral, com o Alto de Hazallanas como juiz da prova.

Uma etapa de 178 quilômetros que começa nas sempre desconfortáveis estradas da Alpujarra para adentrar na Sierra Nevada através do duro porto do Purche. Após ele, espera-os um circuito atípico com descida para Pinos Genil para começar a ganhar altitude em direção a Güejar Sierra e dali subir duas vezes o duríssimo Alto de Hazallanas. A novidade nesta etapa reside, além da dupla passagem, na não finalização em alto, mas sim, após coroar pela segunda vez, os ciclistas enfrentarão uma descida rápida que os levará às ruas de Granada e que, no passado, nos proporcionou perseguições emocionantes.

Etapa 10: Ponteareas - Baiona

Embora não seja uma etapa puramente de montanha ou um dos muitos finais em alto, quisemos incluir a primeira das etapas galegas, que será disputada após o dia de descanso. Primeiro, pelo fato de ser disputada após o dia de descanso e, em segundo lugar, porque o território das Rias Baixas sempre oferece etapas tremendamente nervosas e espetáculo de qualidade.

Uma etapa com um início violento com a subida a Fonfría, onde provavelmente se definirá a fuga do dia, e um terço final em que se encadeiam as subidas a Vilachán, Mabia e o Alto de Mougás, este último classificado de primeira categoria e coroado a apenas 20 quilômetros da chegada.

Etapa 13: Lugo - Puerto de Ancares

O interior da província de Lugo e da comarca leonesa do Bierzo são territórios verdadeiramente desafiadores. Se adicionarmos a isso a ascensão a talvez um dos portos mais difíceis da Espanha, como Ancares, temos todos os ingredientes para um dia de ciclismo de alta qualidade.

Uma etapa de 175 quilômetros, longa para o que é habitual na Vuelta a España 2024, que tem duas partes distintas. Uma primeira por terras lucenses, onde o pelotão subirá os altos de Campo de Arbre e O Portelo, este último praticamente paralelo ao conhecido O Cebreiro, local emblemático do Caminho de Santiago, que deixará os ciclistas em terras leonesas a caminho de Ponferrada.

Após passar por esta cidade, resta apenas subir nos últimos 50 quilômetros, adentrando na serra de Ancares com a ascensão prévia ao Puerto de Llumeras e a subida final ao porto de Ancares pela inédita vertente de Tejedo de Ancares, uma subida que não fica atrás em termos de dificuldade das que sobem esta montanha pelo lado galego e pelas quais a Vuelta a España já havia passado anteriormente, proporcionando sempre grandes dias de corrida.

Etapa 16: Luanco - Lagos de Covadonga

Qualquer uma das duas etapas asturianas poderia estar nesta seleção, tanto a 15 que encerra a segunda semana quanto esta 16 que escolhemos pelo simples fato de ser disputada após o dia de descanso, com a imprevisibilidade que isso implica no desempenho dos ciclistas e, acima de tudo, por subir ao cume mais mítico da Vuelta a España: Lagos de Covadonga.

Além disso, é uma jornada longa, de 181 quilômetros, e que, apesar de ter apenas três ascensões, esconde terreno duro. Além disso, as duas subidas que antecedem a chegada em Lagos de Covadonga são verdadeiros desafios. Primeiro o Mirador del Fito, um porto pequeno mas desafiador pelas suas duras rampas, que fez Miguel Indurain desistir, aliás, foi o último porto que o navarro subiu como profissional antes de descer alguns quilômetros adiante.

A segunda subida do dia foi uma agradável descoberta na Vuelta 2021, em que, num dia marcado pela chuva, Primoz Roglic consolidou sua vitória final nessa edição após uma impressionante cavalgada. Uma fórmula que a Vuelta a España 2024 repetirá, embora, desta vez, com apenas uma passagem por esta ascensão antes de seguir em direção a Lagos de Covadonga para enfrentar esta sempre espetacular subida.

Etapa 20: Villarcayo - Picón Blanco

Frequentemente ouvimos dizer que na España não se podem fazer etapas de alta montanha como as do Tour de France ou do Giro de Italia. Bem, a etapa 20 da Vuelta a España 2021 pretende acabar com essa percepção de uma vez por todas, com uma jornada que oferece um percurso absolutamente épico e com paisagens de alta montanha de tirar o fôlego.

Uma etapa que, apesar de ter início e fim em terras burgalesas, se desenrola quase inteiramente nos profundos vales cantábricos, com as subidas a Estacas de Trueba, esta pela sua face mais suave, de onde o pelotão entrará no Vale do Pas e suas intermináveis encostas de pastagens. Com a ascensão à Braguía, curta mas exigente, os ciclistas circularão por uma das estradas e portos mais comuns para os ciclistas cantábricos, entre tantas opções que têm para escolher.

Nova mudança de vale através do Alto del Caracol, outro porto de não muita extensão, mas com uma dureza sustentada, lembrado por aquele incidente protagonizado por Alejandro Valverde na Vuelta de 2008, em que perdeu todas as suas chances quando, num dia chuvoso, desceu ao carro para pegar um impermeável e ficou para trás na descida deste porto.

Descida após a qual se volta a empreender o caminho para a província de Burgos através de outro porto com paisagens verdadeiramente alpinas, como o Portillo de Lunada, que os deixará muito perto de Espinosa de los Monteros, de onde a etapa partiu horas antes. Mas não chegarão até lá, pois novamente buscarão terras cantábricas com a subida ao Portillo de la Sía, pela sua face mais suave, embora exigente. Após coroar, os espera uma descida interminável que os levará quase até a costa para depois voltar e subir os Tornos, um porto mais suave, mas interminável. Um aperitivo indigesto para o final no Picón Blanco, um porto de 8 quilômetros com rampas que, por si só, já são capazes de provocar grandes diferenças, então não é preciso imaginar o que poderemos ver após um dia tão duro como o que a etapa 20 da Vuelta a España 2024 reserva.

procurando

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades. Mountain bike, conselhos sobre treinamento e manutenção de sua bike, mecânicos, entrevistas ...

Você vai estar ciente de tudo!

¿Prefieres leer la versión en Español?

5 etapas de La Vuelta a España 2024 que no debes perderte

Visitar

Do you prefer to read the English version?

5 stages of La Vuelta a España 2024 that you shouldn't miss

Go

Préférez-vous lire la version en français?