Testamos a nova SCOTT Lumen

Mountain Bike 01/12/22 16:00 Guilherme

A apresentação da nova SCOTT Lumen ocorreu há algumas semanas na Toscana italiana e tivemos a chance de testá-la lá por alguns dias. Estas são nossas primeiras sensações depois de andar por alguns dias com a primeira eMTB leve da SCOTT.

Se ainda não o fez, aqui pode ver todas as novidades, modelos e preços da SCOTT Lumen.

Primeiras pedaladas com a nova SCOTT Lumen

Massa Marittima foi o local escolhido pela Scott para a apresentação da Scott Lumen. Uma cidade localizada no coração da região da Toscana italiana com uma infinidade de trilhas e um clima perfeito para andar de bicicleta. Lá entendemos por que é um dos lugares escolhidos pela equipe SCOTT SRAM para passar semanas preparando os objetivos da temporada.

Três rotas distribuídas por dois dias foram as que tínhamos disponíveis para testar a nova Scott Lumen. Cada uma delas com um percurso diferente e variado que nos permitiria ver a sua adaptabilidade a cada terreno.

O modelo que a marca nos disponibilizou foi o Scott Lumen e-Ride 900 SL, a sua versão topo de gama. Seu peso de 15,7 kg com rodas tubeless e todos os acessórios necessários para pedalar, colocam esta e-bike entre as mais leves do mercado atualmente.

Sua leveza faz você esquecer a assistência

No primeiro dia encontramos terreno seco, solto em algumas áreas, mas no geral propício para a prática de Mtb. A manhã começou com o ajuste do quadro, ajuste da suspensão, pressão dos pneus, altura do selim, etc. Depois disso começamos nossa primeira rota no controle da Lumen.

Assim que avançamos percebemos que estávamos diante de uma bicicleta que nos daria muito jogo em qualquer percurso. Saímos com o motor desligado para ver inicialmente quais as sensações que o seu baixo peso nos transmitia, comparando-a sempre com o resto das e-bike. Nos primeiros km de aproximação às trilhas notamos como a assistência elétrica é desnecessária. Com sua suspensão totalmente travada, a posição de pedalada e a eficiência nos levam a pedalar durante um tempo esquecendo do motor.

Sobe com a agilidade de uma bicicleta de rally

Chegou o momento de partirmos para uma pista que nos conduziria à primeira subida do nosso percurso. Uma subida um tanto técnica com várias curvas de 180º que foram encadeadas a cada poucos metros. Foi uma seção perfeita para testar as qualidades na subida da Lumen.

Ativamos a assistência do motor TQ e colocamos o modo Eco. Nosso primeiro passeio foi feito com os ajustes de fábrica, os que a Scott considerou como mais equilibradas para este modelo. Com o Twinloc na posição Tração e a assistência no modo Eco, a Lumen sobe a uma velocidade surpreendente, mas o que mais nos chamou a atenção é a sutileza com que trabalha o motor TQ. À medida que nos aproximamos de uma curva e a cadência de pedalada diminui, o TQ deixa de prestar assistência, facilitando a entrada na curva. Na saída, a potência entrava suavemente, sem solavancos, ajudando a nos manter no traçado.

A Lumen se move com facilidade neste terreno, o seu peso e uma posição mais centralizada sobre o central devido ao ângulo mais vertical do tubo do selim tornam as nossas subidas não só mais suportáveis ??como mais rápidas.

A entrega de potência é sutil e muito natural

Depois de sair desse trecho partimos para uma subida mais acidentada e inclinada. Era hora de brincar com os modos de assistência Mid e High, além de testar os valores de tração. Fizemos a maior parte da subida com o Twinloc na posição de Tração, embora também tivemos a possibilidade de usar a posição totalmente aberta para ver como se comportava na subida.

Quando o terreno se complica, abrir totalmente a suspensão da Lumen adiciona uma tração extra. Nas bicicletas convencionais pode significar uma perda considerável de potência, mas neste caso compensamos com assistência elétrica. Os valores anti-squat são muito bem alcançados e durante a pedalada nesta posição, movimentos excessivos da suspensão não são apreciados. Além disso, por ter um central mais alto que sua irmã Spark, nos permitiu pedalar em áreas mais difíceis sem bater nos obstáculos com os pedivelas.

Nos momentos em que as subidas se tornam quase impossíveis, o modo High do motor TQ está aí para nos fornecer aquela potência extra necessária para ultrapassar qualquer desnível. Os 300 watts máximos do motor e os 15,7 kg de peso do conjunto facilitam a subida até o topo. Tanto nos modos Mid como High, a entrega de potência continua sendo muito sutil, obrigando-nos em todos os momentos a continuar pedalando com energia, mas de forma mais natural.

É fácil se adaptar a nova Scott Lumen

Embora seja certo que tendo medidas de geometria semelhantes à sua irmã Spark, já prevíamos que teríamos uma posição confortável nela, mas não sabíamos como responderia um modelo com assistência, com um pouco mais de peso e robustez.

Rapidamente nossas dúvidas foram esclarecidas. Como dissemos, tem medidas semelhantes à sua irmã Spark, mas chegando a ser mais confortável, se é que é possível. O Reach é apenas 6mm mais comprido, mas ter o ângulo do tubo do selim 1º mais vertical faz com que nos aproximemos do guidão com uma posição mais erguida e relaxada. Desde a primeira pedalada até a última nos sentimos muito confortáveis ??nela.

Leveza e estabilidade se unem para nos dar confiança nas descidas

Era hora de descer e podíamos escolher entre uma infinidade de trilhas com diferentes níveis de exigência técnica. Começamos com uma descida simples, para sentir o flow da Lumen. O seu peso contido e bem distribuído, a maior parte da sua massa se encontra muito baixa, permite-nos movê-la rapidamente, dando-nos confiança e equilíbrio em cada curva.

A trilha seguinte que fizemos foi mais técnica, com ondulações em cada curva e alguns saltos, o que nos permitiu continuar desfrutando das boas sensações na descida. Seu ângulo de direção de 65,5º dá muita confiança em qualquer situação de descida e junto com os chainstays mais longos proporcionam grande estabilidade quando a velocidade aumenta.

Porém, quando a trilha ficou mais técnica, foi difícil para nós encontrar aquela boa sensação de antes, já que tivemos alguns sustos com a aderência dos pneus. Não foi a aderência em si, já que sua aderência é mais que suficiente para o terreno em que nos movemos. Foi mais por causa da própria carcaça do pneu. Percebemos que estava macio e quando procurávamos fazer apoios fortes nas curvas, dava a sensação de perder o grip.

Jogar com os modos de assistência do motor TQ a torna ainda mais divertida

No segundo dia e depois de uma noite chuvosa, as trilhas apresentaram uma situação diferente. O solo estava mais compactado e as pedras e raízes mais escorregadias. Situação que permitia arriscar mais nas curvas, mas sem deixar de prestar atenção às raízes que apareciam, por vezes em forma de perda de aderência. Para este dia prepararam um percurso de subidas curtas e explosivas combinadas com descidas muito rápidas em que era necessário mover a bicicleta com facilidade.

Antes de começar, passamos alguns minutos personalizando a configuração do motor TQ através do App. Uma operação simples que nos permite adaptar a entrega de potência ao nosso gosto ou necessidade.

Nas primeiras subidas voltámos a experimentar os diferentes modos de assistência do motor TQ, mas desta vez privilegiando o modo High, já que desde o início contávamos com o Range Extender que ia nos dar uma autonomia extra.

Mudar de modo é fácil com o controle minimalista do guidão. Está muito integrado entre o resto dos comandos e numa posição facilmente alcançável sem tirar a mão na manopla.

O mesmo não acontece quando queremos alterar as informações da tela integrada ao tubo superior, para isso precisamos pressionar o botão que fica ao lado o que significa soltar uma mão se o fizermos em movimento.

O modo High, apesar de ser o modo mais potente de assistência, ainda é muito pouco intrusivo. Naqueles momentos em que paramos e começamos a pedalar repetidamente, o motor para e ativa quase imperceptivelmente. Quando nos deslocamos a valores de velocidade próximos dos 25 km/h, onde o motor deixa de prestar assistência, tudo se faz de forma muito natural.

Ausência de ruído procedentes da bicicleta e assistência

Outra das características que pudemos apreciar na Lumen foi a ausência de ruído. Isso já é uma ocorrência comum nos desenhos mais recentes da Scott. Tanto o cabeamento quanto as proteções no chainstay ajudam a manter tudo silencioso, mesmo que o terreno se torne acidentado e complicado.

O motor TQ HPR50 funciona na mesma linha. Como já vimos em outros testes, no momento não tem rival quando se trata de discrição. Independentemente do modo de assistência selecionado, o ruído emitido pelo motor é quase imperceptível e é camuflado com o som dos próprios pneus rodando no solo.

Mesmo assim, em nossos dias de testes, parecia-nos que, no caso da Scott Lumen, aquele leve zumbido vindo do motor era ligeiramente amplificado. Provavelmente devido ao efeito de uma caixa de ressonância causado pelo volume maior do tubo vertical necessário para alojar o amortecedor. No entanto, e ainda que fosse a nossa opinião, o motor TQ continua oferecendo valores de ruído bem abaixo de qualquer motor do mercado.

As rodas Syncros Silverton SL2 oferecem muita personalidade

Nas subidas, também temos que destacar as sensações que as rodas Syncros Silverton SL2 nos proporcionaram. São rodas que pelas suas características oferecem diferentes sensações de condução à maioria, mas onde podem não ter concorrência é nas fortes acelerações. A sua rigidez ajuda a transmitir ao solo cada watt de força que exercíamos na nossa pedalada e isso, juntamente com a ajuda da assistência elétrica, tornou as nossas sensações nas subidas imparáveis, oferecendo-nos uma reatividade que dificilmente encontraríamos noutras rodas.

Pelo contrário, essa rigidez extra foi transmitida às nossas mãos nas descidas com grande quantidade de pedra, já que a sua capacidade de absorção contra a flexão vertical é menor do que as rodas convencionais.

Suspensões preparadas para espreme-las a 100%

O percurso alternava subidas e descidas. Com o passar dos kms fomos ganhando confiança e cada vez nos conduzíamos com mais desenvoltura. No tipo de descidas que fomos encontrando, rápidas e com menos áreas técnicas do que no dia anterior, pudemos apreciar como as sensações são semelhantes às de uma bicicleta convencional. As distâncias de frenagem são semelhantes e a manobrabilidade está longe das potentes e-bikes que podemos encontrar no mercado.

Os 130 mm de curso são muito aproveitáveis ??em todas as situações, sem a necessidade de enfrentar grandes impactos para utilizar cada um de seus milímetros. As melhorias que o amortecedor integrado nessa posição supõe foram evidentes em cada trecho de descida. Essa localização permite que o centro de gravidade fique o mais baixo possível, favorecendo a estabilidade e a confiança no manejo. Ambas as suspensões se mostraram sensíveis a qualquer imperfeição do terreno, apresentando um comportamento linear sem perceber o final de curso. Sim, chegámos ao máximo em alguns saltos, nada de especial tendo em conta o percurso que percorremos nestes dois dias.

O melhor do Trail e do XCO

Após 2 dias de testes conseguimos tirar algumas conclusões sobre a nova Scott Lumen. É uma bicicleta situada no meio do caminho entre Down Country e Trail. Graças à sua posição no selim e à assistência do motor, permite-nos subir como se estivéssemos com a nossa bicicleta de XCO, também devido ao seu baixo peso e à sua distribuição de massas, permite-nos manejá-la com facilidade tanto em subidas quando em descidas. Mas não só se destaca quando as inclinações são positivas, na hora de descer os seus 130 mm de curso nos dá muito e mostra uma agilidade imprópria para e-bikes.

Em termos de componentes, destaca-se por poder montar uns semelhantes aos das MTB convencionais, tornando a experiência nela ainda mais semelhante.

SCOTT Lumen, uma eMTB que vai surpreender os mais céticos

Até aqui podemos contar sobre nossa primeira pedalada com a Scott Lumen. Apesar de serem dois dias de puro MTB, há vários pormenores que teremos de testar a fundo mais tarde, como por exemplo, modificação do ângulo de direção, possibilidade de usar outros pneus, autonomia da bateria... Este último ponto apesar de ser algo muito relativo, com mais dias e tempo de teste, poderíamos obter uma estimativa mais concreta.

Está claro que dada a sua semelhança com a Scott Spark e o sucesso que esta tem tido no nosso país, temos a certeza que a Lumen vai atrair não só o público apaixonado por e-bikes, mas também os adeptos do XC que querem dar o salto para o mundo das bicicletas assistidas. Afinal, como comentaram alguns dos meios de comunicação presentes no lançamento, “é uma Spark que anda como se você tivesse as pernas de Nino Schurter”

procurando

Newsletter

Assine a nossa newsletter e receba todas as nossas novidades. Mountain bike, conselhos sobre treinamento e manutenção de sua bike, mecânicos, entrevistas ...

Você vai estar ciente de tudo!

¿Prefieres leer la versión en Español?

Probamos la nueva SCOTT Lumen

Visitar

Do you prefer to read the English version?